19.3.2015 - E se a luz pudesse simplesmente brotar do chão? Pois é basicamente essa a proposta da Soil Lamp, uma lâmpada inusitada, que produz eletricidade a partir da terra. Assim, tudo o que os usuários precisam fazer para ter energia livre e ilimitada é regar a lâmpada. Não parece até mágica?
Mas será que esse novo produto verde é realmente vantajoso e sustentável? Sua eficácia é devidamente comprovada?
AFINAL, O QUE É A SOIL LAMP?
A Soil Lamp, como o próprio nome já sugere, é uma inovadora lâmpada de solo. Ela oferece, comprovadamente, energia livre, renovável e ambientalmente amigável. E vale ressaltar que, devido à sua alta condutividade natural, a energia do solo é facilmente convertida em energia elétrica — que pode durar muito além do tempo de vida útil de uma lâmpada incandescente, por exemplo.
COMO A SOIL LAMP SURGIU?
Esse modelo inovador de lâmpada foi inventado por Marieke Staps, uma designer holandesa que criou os mecanismos da lâmpada de LED plantada na lama. O invento foi lançado oficialmente para o universo do design e da ciência, mas só agora a Soil Lamp está ganhando a popularidade e o reconhecimento que merece.
COMO FUNCIONA A SOIL LAMP?
A princípio pode parecer estranho, mas é isso mesmo: a lâmpada de solo é plantada diretamente na lama, material orgânico detentor de células que contêm cobre e zinco, dois elementos capazes de gerar eletricidade através do metabolismo biológico da própria terra. Vale destacar que, quanto mais células, maior será a eletricidade gerada. Como já foi dito, essa energia produzida é totalmente livre e eco-friendly, mas para tê-la de forma inesgotável, é necessário regar a Soil Lamp — um esguicho de água já é suficiente.
E SUA PROMESSA SUSTENTÁVEL?
Segundo a própria criadora da Soil Lamp, a lâmpada de solo oferece uma série de possibilidades, especialmente por ter a capacidade de disponibilizar energia elétrica para todo o sempre, desde que seja regada eventualmente. Em tempos de crise energética, sem dúvida nenhuma, a Soil Lamp é um grande passo para a sustentabilidade mundial. No entanto, a lâmpada ainda não está sendo comercializada para amplo consumo. Na página de Marieke Staps você só encontra os links de lojas virtuais que comercializam o Soil Clock — relógio de solo —, a criação mais famosa da designer que possui bases de funcionamento e manutenção muito similares às da lâmpada de solo.
0 comentários:
Postar um comentário