sábado, 13 de fevereiro de 2016

Conhecimentos Gerais de Aeronaves

Aula 1.1    -    Introdução  

Aerodinâmica: Ciência que estuda as forças produzidas pelo movimento relativo entre o ar e os corpos.  ex: ‘quando você coloca a mão para fora do carro a 100 km/h, você vai sentir uma força empurrando sua mão para trás.’ Esta força é estudada por uma ciência. Qual ciência? Aerodinâmica.  Qual veículo que voa e  que é chamado de aeronave? Qualquer veículo que voa é chamado de aeronave.    Em função do processo que utilizam para voar as aeronaves dividem-se em dois grupos:

1) Grupo dos aeróstatos: são os balões e dirigíveis. Chamados de mais leves que o ar, elevam-se segundo o Princípio de Arquimédes. O Princípio de Arquimédes diz basicamente ‘que todo o corpo mergulhado num fluido recebe o empuxo de baixo para cima equivalente ao peso do fluido deslocado.’   ex: ‘se você colocar um cubo dentro de um copo cheio d’água, este cubo pode afundar ou flutuar’. Se o cubo é mais pesado que a água, ou seja, se a densidade do cubo for maior, ele afunda; se for mais leve que a água, ele flutua. Este princípio serve para qualquer coisa. Serve também tanto na água quanto no ar. ex: ‘a bola fica flutuando na água porque a densidade da bola á mais leve que a água’. ex: ‘o navio pesando milhares de toneladas consegue flutuar pois é menos denso que a água.’ ex: ‘o balão voa porque é menos denso do que o ar.’ O balão dirigível tem esse nome por que ele é  um balão que você consegue dirigir. O dirigível tem a superfície de comando e é possível o controle  do direcionamento do balão. Ambos, tanto o balão como o dirigível são considerados: aeróstatos. aer: ar   -  stato:estático(ar parado). Não precisam do movimento do ar para voar.  


2)Grupo dos aeródinos:  são os mais pesados que o ar. Seu vôo se baseia na 3ª Lei de Newton(ação e reação) e no Teorema de Bernoulli.   Os aeródinos precisam do movimento do ar para  voar.    ex: ‘o vento bate na asa, a asa empurra o vento para baixo; o vento reage empurrando a asa para cima.’ Então, o motivo de que aeródino voa é esse: lei da ação e reação. O Teorema de Bernoulli diz: ‘quando a velocidade de fluido aumenta, a pressão dinâmica também aumenta e a pressão estática diminui.’  Os aviões, helicópteros, planadores, autogiros e ultraleves são exemplos de aeródinos.  ex: ‘helicóptero - sua asa é rotativo, precisa estar sempre em movimento, dando velocidade para poder causar o impacto com o vento(as forças aerodinâmicas) para que o helicóptero voe.’ O Bell Boing MV-22B OSPREY  [também chamado de convertiplano]é um avião que decóla ou pousa como helicóptero e depois inverte o sentido do seu motor(sentido da tração) para voar ou pousar como avião.













Um autogiro[girocópto].
Ou um [asa delta motorizada]ultra-leve. Todos são exemplos de aeródonos.

O avião é dividido em 5 partes principais.(Na figura acima representada por cores).São elas:  Asa - Empenagem - Trem de Pouso - Fuselagem - Grupo Moto Propulsor(Hélice e motor).

0 comentários:

Postar um comentário