sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Como ligar um sensor indutivo a um motor?

Relé é um dispositivo eletro-mecânico ou não, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos. Servindo para ligar ou desligar dispositivos. É normal o relé estar ligado a dois circuitos. No caso do Relé eletro-mecânico, a comutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo. Pode ser usado para acionar lâmpadas, sirenes, etc. Dependendo da carga do relé (corrente máxima que seus contatos podem conduzir), pode-se até acionar motores. O consumo em média de um relé é de aproximadamente 40mA. Por isso, não se pode ligá-lo diretamente na saída do arduino, pois o relé consome mais corrente do que a saída do arduino pode fornecer. Para resolver esse probleminha, usamos um transistor NPN, que será acionado pelo pino do Arduino, e este sim, ligará o relé. Sempre que se usa um relé (ou qualquer outro dispositivo que contenha uma bobina), é necessário colocar um diodo invertido em paralelo com a bobina. Isso é necessário pois quando o relé é desligado, gera uma descarga elétrica na parte do circuito que o alimentou. O diodo nesse caso, serve para impedir que essa descarga passe para o circuito.  Com essa posssibilidade, é imenso o número de possibilidades de aplicações do arduino. Poderia ser usado para o desenvolvimento de uma placa de automação, por exemplo, que ligasse luzes com uma certa periodicidade, ou ar-condicionado, ou qualquer outro tipo de dispositivo acionado via contato. Só é muito importante prestar bem atençao no consumo desse dispositivo para ver se o relé aguenta, caso contrátio, usa-se uma contatora.
Outra interface de potência que pode ser utilizada com a placa Arduino são os relés de estado sólido. Existe fabricantes nacionais destes dispositivos (www.metaltex.com.br)com características de até 250 VCA e 40A. No lado Arduino é bem simples o acionamento dos relés de estado sólido, basta elaborar um sketch que ligue ou desligue um led. Aplicações mais bem elaboradas permitem o controle de potência aplicada a carga, sendo necessário, neste caso específico, a ligação do led do estado sólido a uma saída PWM do Arduino.
A porta paralela não tem força (corrente) o suficiente para ligar um relé. Vc tem que usar uma fonte 12V externa p/ ligar o relé, e usar o pino da porta paralela apenas para ativar esse fonte. Na verdade ele vai ligado a um transistor que dará o terra pro relé… pode ser um BC547.

0 comentários:

Postar um comentário