segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Problemas na eletricidade? Saiba quais os defeitos mais comuns e como consertá-los

20.1.2014  -  Problemas elétricos nas residências dos brasileiros podem ser o grande vilão na hora de pagar a conta de energia, já que a fatura pode subir (e muito) por causa de alguma anomalia. Mas o problema não para aí: além de pesar no bolso, defeitos nas instalações representam um grave risco à vida dos moradores, podendo provocar curto-circuitos e até incêndios.
Mas saiba que você mesmo pode identificar problemas elétricos na sua residência e tomar medidas para solucioná-los. Para te ajudar, preparamos um especial sobre o assunto. Confira abaixo e saiba quais são os defeitos mais comuns na rede elétrica e como fazer para consertá-los!

SOBRECARGA EM TOMADAS

Todo mundo conhece aqueles famosos “Ts” ou benjamim, acessórios para se ligar vários aparelhos em uma única tomada. Você com certeza deve ter um destes aí na sua casa. Não há mal nenhum em usá-los, o problema está em sobrecarregar as tomadas, ligando muitos equipamentos em um só dispositivo, principalmente para o caso de aparelhos que consomem muita energia.
Fazendo isso, você pode provocar quedas nos disjuntores e até curto-circuito na sua casa. Portanto, bom senso no uso dos “Ts” – não exagere! Se não há outra alternativa e sua casa não apresenta tomadas suficientes, está na hora de redimensionar o sistema elétrico. Para reparar os consertos, você precisará da ajuda de um bom engenheiro.

APARELHOS QUEIMADOS

Poucas residências no Brasil respeitam a legislação quanto ao aterramento. É lei, mas poucas casas possuem o condutor de proteção, também conhecido como fio terra. A função dele é desviar o choque elétrico, provocado por um trovão, por exemplo, e evitar que seus aparelhos eletrônicos sofram dano.
Se você não possui um destes equipamentos instalados em casa, conte com o apoio de um profissional especializado.

FUSÍVEIS E DISJUNTORES

A instalação elétrica da sua casa é feita para funcionar em setores. Se você abrir a sua caixa de distribuição, irá ver que existem várias chaves, cada uma para um setor da casa. Deste modo, caso um setor apresente problema, apenas ele ficará sem energia, e não a casa inteira.
Portanto, se apenas um cômodo da sua casa, como o seu quarto ou banheiro, apresentar queda de energia, é bem provável que o problema esteja no fusível ou disjuntor. Basta comprar um novo e substituir no quadro de energia. Apenas lembre-se sempre de desligar as chaves da caixa de distribuição antes de executar qualquer procedimento.

CHOQUES EM PAREDE, TOMADAS OU TORNEIRA

Ao contrário do que boa parte da população acredita, não é normal levar pequenos choques ao se encostar em tomadas, torneiras ou até paredes de casa. Isto é um sinal de que pode estar havendo fuga de corrente em algum ponto da instalação elétrica. O motivo mais comum para este problema é a presença de algum fio desencapado ou instalações mal feitas.
A eletricidade que passa por este local defeituoso acaba saindo do circuito e correndo através dos materiais condutores da sua casa até chegar em algum ponto de escape. É aí que você toma o choque.
Existe um teste simples que para verificar se há um ponto de fuga de corrente: desligue todas as chaves da caixa de distribuição e espere pelo menos 15 minutos. Passado este tempo, verifique o seu relógio de luz. Se o disco continuar a rodar, há um problema entre o medidor e a distribuição interna da casa.
Para outra verificação, retire todos os aparelhos das tomadas. Se o disco continuar rodando, então o problema está em algum circuito elétrico da casa.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!

Conforme você viu, é possível identificar os problemas elétricos que podem estar acontecendo na sua casa. Alguns deles, você mesmo pode resolver, mas para outros é melhor chamar um especialista. Não se aventure com a eletricidade – as consequências podem ser graves. Mantenha sempre a sua segurança e a da sua família em primeiro lugar!

0 comentários:

Postar um comentário