segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Vai construir? 5 dicas para contratar um bom arquiteto

25.3.2014  -  O arquiteto é o profissional responsável por criar a ideia de um projeto com base nas necessidades dos clientes, englobando tanto a parte estética como a funcionalidade dentro de um valor pré-combinado. Uma definição simples para uma profissão que mescla ainda a sabedoria de um bom psicólogo para ouvir anseios, sonhos e até devaneios de quem pretende construir a tão esperada casa própria ou para uma reforma. Por mais que “derrubar uma parede” pareça ser simples, esta mesma parede derrubada pode fazer desmoronar a casa toda por falta de um estudo. Não é nenhum exagero! Há vários casos famosos de desabamentos pela falta da contratação de um profissional especializado em alterações na planta original de um imóvel, assim como grandes erros por falta de ajuda profissional nas construções.
Além dos motivos óbvios, há inúmeras razões para se contratar um bom arquiteto, seja para uma etapa da obra ou pela obra toda. A economia é a maior delas, já que é o arquiteto quem analisa os melhores materiais e dimensiona os ambientes, evitando desperdícios e tomando partido do terreno e da luz natural, valorizando o imóvel.
Se você está prestes a construir sua tão sonhada residência, confira nossas 5 dicas essenciais para escolher um bom arquiteto!

VERIFIQUE O REGISTRO E O ESTILO DE TRABALHO DO PROFISSIONAL

Antes de contratar, verifique se o arquiteto tem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Pesquise também sua cartela de clientes e portfólio de projetos, e veja se o profissional tem afinidades com seu estilo e metodologia de trabalho. Uma conversa franca sobre suas expectativas é o primeiro passo, bem como o orçamento disponível para a obra.

OBSERVE SE O ARQUITETO PRESTA A ASSESSORIA NECESSÁRIA

O trabalho já se inicia na escolha do terreno. Um bom profissional prestará assessoria quanto à localização, legislação urbana, aspectos ambientais e topográficos. O arquiteto pode planejar uma obra de acordo com o aclive ou declive do terreno e tomar partido dessas características a seu favor. Verifique se nesta fase inicial há afinidade entre cliente e arquiteto.

PREFIRA UM ARQUITETO QUE TRABALHA EM EQUIPE

Leve em consideração se o candidato a arquiteto do seu projeto trabalha em equipe. Em muitos casos, o custo-benefício é bem maior  quando se fecha um pacote com um escritório em que, além do arquiteto, haja também um engenheiro civil (responsável pelo registro da obra na prefeitura e do cálculo estrutural), um engenheiro elétrico e um engenheiro hidráulico. Afinal, você irá precisar do trabalho de todos eles!

COLOQUE TUDO NO CONTRATO

Coloque tudo o que foi combinado em contrato. Como diziam nossos antepassados, o que é tratado, não é caro. Serviços prestados, prazos, valores e condições de pagamento devem estar sacramentados e assinados por cliente e arquiteto.

CONVERSE E PESQUISE MUITO ANTES DE DEFINIR PELA CONTRATAÇÃO

Converse (e muito) antes de definir pela contratação. Tenha reuniões, leve revistas com ideias, fotografe imóveis e resultados esperados. Use da sinceridade o tempo todo para evitar surpresas no percurso e exija franqueza em relação àquilo que é possível versus realizável. Se for o caso, peça para verificar o projeto em 3D para ter certeza de que o profissional captou suas expectativas e se elas estão de acordo com aquilo que você pode pagar. Lembre-se ainda de que a obra engloba o processo que vai da fundação ao acabamento. Assim, dúvidas sobre o melhor material para cada etapa devem ser discutidas antes de os pedreiros colocarem a mão na massa (literalmente).
Certificar-se de eleger um bom profissional de arquitetura é fundamental – afinal de contas, estará nas mãos dele elaborar o projeto da casa que você sempre quis! Tome nota das dicas acima e, se tiver outras orientações importantes que ficaram de fora da nossa lista, compartilhe conosco nos comentários!

0 comentários:

Postar um comentário