segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

6 dicas para identificar problemas na rede elétrica da sua casa

24.12.2014  -  É preciso deixar sempre em dia a manutenção da rede elétrica de nossas casas, não só para garantir o bom funcionamento dos aparelhos na residência, como também para aumentar a segurança dos moradores, já que a boa manutenção da rede afasta o risco de curtos-circuitos, incêndios, explosões e possíveis sobrecargas. Assim, caso surja algum problema na rede elétrica, o ideal é que ele seja solucionado imediatamente. Mas isso só é possível se a falha for devidamente identificada, certo?
Quer saber então como descobrir eventuais problemas elétricos em sua casa? Confira agora mesmo nossas dicas e garanta que os perigos na sua rede não vão mais passar batidos.

OBSERVE OS SINAIS EVIDENTES

Os problemas mais frequentes nas instalações elétricas costumam ser a fuga de corrente e os temidos curtos-circuitos. E esses dois contratempos podem ter início por um fator muito simples e fácil de ser resolvido: a falha no isolamento dos circuitos. Assim, para evitá-los, fique de olho em possíveis ligações elétricas malfeitas, observando se há desgaste do material isolante e conferindo se os condutores estão devidamente encapados. Se notar constantes quedas repentinas de energia, cheiro de queimado nos aparelhos e diversos eletrodomésticos dando defeito ao mesmo tempo também vale a pena contratar uma mão de obra especializada para conferir!

REDOBRE A ATENÇÃO COM LUSTRES E CHUVEIROS

Os lustres e chuveiros são pontos que tendem a dar curtos-circuitos com mais facilidade. Sendo assim, preste muita atenção a esses objetos, sempre ligando o sinal de alerta se vier a encontrar qualquer tipo de chamuscado nesses equipamentos, uma vez que isso indica que algum problema já está acontecendo na sua rede. Não deixe a situação piorar!

MONITORE O RELÓGIO DE LUZ

Para identificar possíveis fugas de corrente, fique de olho no medidor de energia. Para se certificar, desarme os disjuntores da residência e cheque se, mesmo assim, o relógio de luz continua registrando o consumo. Se os medidores não ficarem paradinhos, é evidência que um eletricista precisa fazer uma visita o quanto antes!

PROTEJA-SE CONTRA ACIDENTES

Para fazer a checagem das instalações elétricas é indispensável que você se proteja contra faíscas, choques e desprendimentos de partículas. Para tanto, use óculos e calçados com solas de borracha, além de evitar, obviamente, colocar a mão nos fios. Lembre-se sempre que a eletricidade é uma energia extremamente perigosa, por isso, todo cuidado é pouco!

FAÇA A CHECAGEM REGULARMENTE

Não espere um problema mais grave acontecer para, só então, preocupar-se em cuidar da sua rede elétrica. Portanto, cheque suas instalações regularmente, observando as lâmpadas e tomadas, resolvendo desde já o problema de fios desencapados, ficando atento ao desarme automático dos disjuntores e dando igual importância à parte elétrica de todos os cômodos da casa. Essas simples medidas preventivas já são super eficientes para evitar e diagnosticar quaisquer problemas elétricos na sua casa.

CHAME O ELETRICISTA EM CASOS CRÍTICOS

Se houver indícios de problemas graves em sua rede elétrica, não se arrisque: chame um eletricista. Somente um profissional especializado pode fazer as devidas correções com a segurança adequada. Garanta sua segurança!

0 comentários:

Postar um comentário