quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Problema de som no Windows

Muitos de vocês já devem ter enfrentado esse problema depois de uma formatação. Veja um procedimento simples que pode ajudá-lo a resolver este problema. 

Atenção, siga a ordem das etapas indicada nesta dica! Esta operação pode ser feita nos Windows XP, Vista, 7 e 8



Verificar a presença dos controladores de áudio

Para verificar a presença de controladores de áudio no seu computador, abra o Gerenciador de Periféricos e clique no Menu Iniciar, dê um clique direito em Computador e escolha Propriedades no menu que aparece. 

Na janela que se abriu, clique em Hardware e em Gerenciador de periféricos. No Vista/7, clique no círculo azul na parte inferior esquerda, depois clique com o botão direito do mouse emComputador, selecione Propriedades e em Gerenciador de periféricos na parte superior esquerda. No Windows 8, mova o cursor para o canto inferior direito, para exibir a Barra de Charms e selecione Configurações. Depois, clique em Informações sobre o PC e em Gerenciador de periféricos disponível na parte superior esquerda. 

Outra janela aparecerá com uma lista. No XP, os "?" e "!" amarelos indicam um periférico mal instalado. No Vista/7, um triângulo amarelo aparece diante do periférico instalado incorretamente. Se nenhum ponto de interrogação amarelo aparecer, você deverá verificar aconexão dos alto-falantes (ficha jack enfiada corretamente na tomada verde do PC, controle da luzinha...), o modo mute do Windows (pequeno alto-falante na barra de tarefas), o item som do Painel de controle (olhar tudo). 

Se o controlador de áudio aparecer sob o nome de Periférico de High Definition de Áudio na guia Controladores de som, vídeo e jogo do Gerenciador de periféricos, é que está faltando um driver para que o controlador de áudio seja reconhecido corretamente. 

Importante: com algumas versões modificadas do Windows, como o Windows XP Ultimate, Windows LSD, Windows Gold, é impossível instalar corretamente o periférico de áudio (por exemplo, o periférico de áudio aparecerá como instalado corretamente, mas nenhum som vai sair). 

Verifique se o serviço de áudio do Windows iniciou automaticamente. Acesse ao painel de Serviçosseguindo um dos dois caminhos: Abra o menu Iniciar > Painel de Controle > Desempenho e Manutenção > Ferramentas de Administração > Serviços

No Vista/7, clique no círculo azul no canto inferior esquerdo, digite Executar na barra de Pesquisa e confirme com Enter. Na janela Executar, digite Services.msc e confirme com Enter

No Windows 8 (válido para o Vista/7 também), pressione as teclas Windows + R, ao mesmo tempo, para exibir a janela Executar, digite Services.msc e confirme com Entre. Na janela Serviços, verifique se o serviço Windows Áudio se iniciou automaticamente. Se não for o caso, clique com o botão direito nele e inicie-o: 


Reinstalação dos controladores de áudio

No caso de triângulo ou "?" amarelo nos periféricos de áudio, pode haver um driver de áudio, que foi atualizado automaticamente pelo Windows Update e, que não convém ao hardware instalado no computador. Às vezes, é possível voltar para a versão anterior do driver. Clique direito no ícone ? amarelo ou triângulo amarelo e procure: voltar para a versão anterior, no menu de contexto. 

Se o PC for de marca Acer, HP, Sony ou outro, procure no site do fabricante para encontrar um driver da placa de som. Certamente, você encontrará o driver lá, a não ser que você tenha mudado o Sistema Operacional (Passar do Vista/7 para o Windows XP). 

Sites de downloads dos fabricantes de PC mais conhecidos

Acer 
Asus 
Dell 
eMachines 
Fujitsu Siemens 
Hewlett Packard (HP) / Compaq 
IBM 
NEC 
Packard Bell 
Samsung 
Sony (Vaio para o PC) 
ToshibaCSG/download_drivers_bios.jsp?service=FR Toshiba 

Se o PC não for destas marca, a busca deve ser feita no site do fabricante da placa-mãe

Sites de fabricantes de placa-mãe

Asus 
ASRock 
ECS Elitegroup 
Gigabyte 
MSI 

Saiba que, atualmente, em quase todos os PCs, a placa de som não é aparente fisicamente porque ela está integrada na placa-mãe. Você só pode vê-la fisicamente se ela tiver sido adicionada, seja para um melhor desempenho, seja porque o cartão integrado já não funcionava. 

Então, se você tiver um CD com drivers, verifique e instale o que falta, Se você tiver uma partição de backup, talvez os drivers estejam nela. Se não houver um "?" amarelo ou triângulo amarelo e seu periférico de áudio não aparece nos Controladores de áudio, vídeo e jogo, pode ser que ele esteja desativado no BIOS da placa-mãe. 

O driver de áudio foi instalado corretamente, mas continua sem som

Se este for seu caso, verifique se o periférico de áudio foi escolhido para a Leitura de áudio

No XP


No Vista/7/8


Trojan Vilsel/Trojan Clicker

Esta infecção pode causar a falta de som. Para mais informações sobre esta infecção e como se livrar dela, consulte este artigo 

/!\Só faça esta parte da dica se um helper de confiança te pedir. 

Último recurso

Duas possibilidades a mais para você tentar reparar o som de seu computador, se as opções acima não resolveram nada. Dê uma olhada no Touslesdrivers ou Ma-Config.com

Clique em Lançar a detecção, aceite o ActiveX para os que utilizam o Internet Explorer (pequena barra amarela abaixo da barra de endereço). Uma página com o conteúdo de hardware do PC aparecerá. Localize a placa de som e, se os drivers são aconselhados pelo site, baixe-os em seu disco rígido (Certifique-se de que você pode encontrá-los mais tarde). Quando terminar, instale-os (clique duas vezes no dito arquivo). Depois, faça os ajustes de som no Painel de controle

Às vezes, a placa de som está integrada na placa-mãe; neste caso, use um driver de placa-mãe. Se isso não funcionar, tente outros drivers (Experimentar vários pilotos aleatoriamente pode travar o Windows ou impedir a instalação do driver apropriado). 

Você pode, também, baixar, instalar e executar o software AIDA64 (Everest Home dá menos informações sobre a placa de som e não reconhece os periféricos mais atuais), que lhe dará um relatório sobre o conteúdo de hardware do seu PC.

0 comentários:

Postar um comentário