Iniciemos pelo fundamental: Microsoft Edge não é uma nova versão do Internet Explorer. É um navegador completamente diferente, criado do zero, com um motor de renderização de páginas da web completamente novo. Além disso, conta com um suporte para tecnologias que permitem aos desenvolvedores de web criarem páginas mais robustas e seguras. Edge também foi desenhado para ser compatível com as páginas criadas para Safari e Chrome.
O que mais chama a atenção no Edge é a agilidade graças a um carregamento de página rápido e um layout simples e minimalista, sem as barras de tarefas, painéis e menús - ítens que pesavam a navegação no Explorer.
Falando de segurança, Edge também estreia a nova tecnologia 'SmartScreen', que combate o phishing (páginas da web que tentam se passar por outras) por meio de verificação de reputação, bloqueando aquelas consideradas pouco seguras. Trata-se de uma proteção de segurança importante, especialmente para usuários inexperientes ou para os computadores da família.
LEIA TAMBÉM: 10 funções muito úteis do Microsoft Edge
Por outro lado, navegar com o buscador é bastante intuitivo: escrever o endereço de uma página na barra de buscas, navegar para frente e para trás com as setas e agregar favoritos fazendo um clique no ícone da estrela são ações perceptíveis, claro, desde os primeiros momentos de navegação. E existem alguns truques simples e úteis: se desejar abrir uma nova janela, clique no símbolo + da barra que está no topo da página ou pressione as teclas Ctrl+T.
Outra exclusividade do Edge é a inclusão do 'Cortana'. O assistente de voz se integra durante as buscas e você pode chamá-lo quando necessitar. Simplesmente selecione qualquer texto da página e clique com o botão direito sobre a seleção para escolher a opção 'Perguntar a Cortana'. O assistente responderá dentro do próprio navegador, sem que você tenha que sair da página.
Como era de se esperar, todas as buscas são feitas com a utilização do Bing, o buscador da Microsoft, que conta com velocidade e segurança dos seus dados pessoais.
O Edge também traz o Adobe Flash, excluindo a necessidade de estar baixando o software. Microsoft assegura que tem trabalhado com o Adobe para garantir a segurança, além de ser compatível com todas as páginas que usam como padrão esta multimídia. Mas se desejar, Edge pode ser adaptado ao seus gostos: é possível desativar o Adobe Flash, a integração do Cortana e, até mesmo, mudar o Bing por outro buscador em 'Configuração Avançada'. Uma das novidades mais interessantes do Microsoft Edge é o 'Modo Leitura' - uma nova forma de explorar páginas na web sem os banners, menús, barras e outros tópicos, mostrando somente os textos, fotos e vídeos. É como ler um livro ou uma revista.
Microsoft Edge também permite guardar páginas para que você possa ler elas mais tarde, algo diferente das páginas elegidas como 'favoritas'. Se tem um site que te interessa, mas não está com tempo no momento para vê-lo, clique em um ícone com um formato de estrela para guardar a página em uma lista de leitura.
Microsoft Edge vale a pena se você estiver buscando um navegador minimalista, que funcione muito rápido e que mostre as páginas em uma tela numa grande velocidade. Também vale a pena quando estiver visitando sites com muito texto, pois é possível aproveitar o 'modo leitura' disponível e esquecer das distrações geralmente contidas nas páginas da internet.
Segurança de 360 graus
Se o seu computador tem Windows 10, estará protegido graças às suas características integradas de autenticação confiáveis. A sua proteção completa inclui anti-vírus, firewall, defender e tecnologias antiphishing durante o ciclo de vida do seu dispositivo. Além disso, as atualizações contínuas irão ajudar você a protegê-lo de ameaças atuais e futuras, sem custo adicional.
0 comentários:
Postar um comentário