sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Maior avião do mundo deixa o Brasil com destino ao Chile

Antonov Airlines, companhia aérea cargueira que pertence a fabricante Antonov Bureau Design, da Ucrânia. A companhia aérea é uma subsidiária da Antonov StC, companhia estatal. Em 2015, foi transferida do Ministério de Desenvolvimento Econômico e Comércio para a Ukroboronprom, Indústria de Defesa da Ucrânia, também estatal. Segundo dados do fabricante, o AN-225 pode voar a velocidade máxima de até 800 km/h. O alcance varia de acordo com o peso da carga que a aeronave transporta. Com 200 toneladas, a autonomia fica limitada em  4.000 km. Já na configuração com capacidade máxima de combustível – os tanques do Mriya tem espaço para 300 toneladas -, o jato pode percorrer até 15.400 km.

Em 1994, o Antonov An-225 chegou a ser aposentado. Sete anos mais tarde, no entanto, passou por uma reforma e voltou à atividade. Em 2006, a Antonov se uniu à russa Volga-Dnepr Airlines em uma joint venture. Hoje, as duas empresas operam a frota de An-124 e o An 125. Desde então, tem sido utilizado para o transporte de cargas pesadas e operações humanitárias, como o terremoto no Haiti, em 2010, e o tsunami em Fukuoka, no Japão, em 2011.

A maior aeronave do mundo, Antonov An-225 Mriya,
deixou o Brasil na noite desta terça-feira com destino a Santiago, no Chile, onde entregará um transformador  trifásico de energia de 155 toneladas. . O montante de energia transmitido por este transformador a plena carga é o suficiente para alimentar 65 mil domicílios. O aparelho foi construído pela multinacional suíça ABB na sua fábrica em Guarulhos. A companhia, que tem mais de 130 anos, opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. O equipamento será utilizado no complexo elétrico de Nehuenco, em substituição a um outro transformador que sofreu um incêndio. Esta será a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda maior do mundo. O recorde pertence ao transporte de um gerador entre Frankfurt, na Alemanha, e Yerevan, na Armenia. O equipamento tinha 16,23 metros de comprimento, 4,27 metros de largura e pesava 190 toneladas.

Ao todo, o Mriya pode ser carregado com até 250 toneladas de cargas. Contando o peso da aeronave, carga e combustível, o AN-225 pode decolar com até 640 toneladas. O Antonov é 65 toneladas mais pesado que o Airbus A380, este o maior avião de passageiros do mundo. “Mriya”, apelido do AN-225, que significa “Sonho”, em ucraniano. A partida foi às 22h45, mais de 14 horas depois do horário previsto. O atraso foi em função de dificuldades na operação de carregamento do avião. Durante sua permanência no país, a aeronave atraiu curiosos e fãs da aviação. A decolagem do Antonov no Internacional de Guarulhos foi acompanha por dezenas de pessoas e também transmitida ao vivo por uma página do Facebook especializada em aviação. Em menos de 3 horas, a publicação teve quase 100 mil visualizações e mais de 2 mil compartilhamentos.  O avião chegou o Brasil na manhã dessa segunda-feira no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. No mesmo dia, seguiu para Guarulhos, onde foi carregado com o transformador.

Esta é a segunda vez que a aeronave vem ao país. A primeira vez em que o gigante dos ares esteve no país foi em fevereiro de 2010. O Antonov mede 84 metros de comprimento, com 88 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) Seu peso é de 175 toneladas sem qualquer carga, inclusive combustível. O avião, construído na época da Guerra Fria, em 1988, é único no mundo. Tem 32 rodas e capacidade para 250 toneladas em seu compartimento de carga. A carreira comercial do AN-225 não foi planejada. Ele foi desenvolvido  como uma versão de alta capacidade do já impressionante AN-124 Ruslan, de quatro motores. A meta era ter um avião capaz de transportar o Buran, ônibus espacial soviético que fez apenas dois voos aos espaço. Quando a ex-União Soviética ruiu no começo dos anos 90, a Antonov decidiu utilizar a frota de gigantes em parceria com empresas de transporte de cargas especiais. O AN-225 virou então a estrela da companhia e viaja pelo mundo colecionando recordes.

Um raio-X do Antonov An-225

  • Propulsão: Seis motores ZMKB Progress Lotarev D-18T (com 229,50 Kn de propulsão cada)
  • Peso máximo de carga útil (interna ou externa): 250 toneladas
  • Peso vazio (sem carga ou combustível): 175 toneladas
  • Trem de pouso: 32 rodas
  • Compartimento de carga: 43,32 metros (comprimento) x 6,4 metros (altura) x 4,4 metros (largura)
  • O que pode ser transportado: 1.500 pessoas ou 50 carros
  • Envergadura de asa: 88,4 metros
  • Comprimento: 84 metros
  • Altura: 18,1 metros (excluindo o trem de pouso)
  • Velocidade máxima: 850 km/h
  • Autonomia de voo com carga máxima: 4.000 km

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