quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Cinco golpes mais comuns da internet

aplicativo mais baixado de 2015, o WhatsApp, segue como indispensável nos dispositivos móveis de usuários de todo o mundo. Quando não utilizado por meio de smartphones e tablets, ele é acionado no modo online, o qual pode ser acessado por computadores e notebooks. Logo, uma vez baixado, o ícone verde com símbolo de telefone torna-se essencial na rotina e vida das pessoas.

Recentemente, o app de mensagens instantâneas passou a ser utilizado para aplicar golpes virtuais. A empresa de soluções para segurança da informação, a ESET, descobriu que cibercriminosos têm aproveitado da funcionalidade de videochamadas do WhatsApp para aplicar vírus em celulares e PCs. 
Se, por acaso, cair no golpe, avise todos seus contatos imediatamente. Afinal, o seu número começará a repassar o link malicioso a todos os cadastrados no aparelho. Também será preciso entrar em contato com a operadora para tentar cancelar o serviço cadastrado – involuntariamente.

Além do golpe do WhatsApp, outros são usados com frequência pelos  criminosos online. Confira as cinco ameaças mais comuns.


Quando um hacker invade a conta de alguém, ele dispara e-mails, mensagens pelas redes sociais ou mesmo por SMS, para impactar e infectar a maior quantidade de pessoas possíveis. Por isso, se receber algum recado pedindo para clicar em uma possível foto tirada com um amigo, não clique ou abra o link. Na maior parte das vezes, são programas maliciosos prontos para serem instalados e roubarem informações pessoais.

Se sofreu uma desilusão amorosa ou está em busca de um amor, evite cadastrar-se em todos os sites e aplicativos de relacionamento que encontrar. Com tantas opções na internet, fica difícil saber quais são reais e quais são páginas falsas criadas por cibercriminosos, para aplicar golpes. Quando recorrer às essas alternativas online, pesquise o que dizem sobre eles antes de fazer qualquer cadastro.
Viajar é ótimo em qualquer época do ano. Contudo, tome cuidado ao usar uma rede de WiFi gratuita disponível no hotel/pousada ou local que estiver. Hackerspodem instalar programas de captura de dados na rede e acabar com os seus dias de descanso.





Ao comprar algo online, consulte e verifique os dados e a reputação da loja. Veja  sempre o CNPJ, endereço físico e número de telefone da loja virtual. Vale também fazer uma busca pelos sites de reclamações e do PROCON para checar se a loja em questão é confiável. Se houver muitas reclamações sobre a empresa, seja cauteloso.



Os aplicativos para celular tornaram-se populares nos últimos anos e, com isso, também tornaram-se alvos para cibercriminosos.Muitos apps fazem mais do que prometem, acessando dados confidencias dos aparelhos como contatos e mensagens ou até mesmo executando programas sem a permissão do usuário. O mesmo pode acontecer com jogos, já que muitos são criados com a intenção de instalar malwares no dispositivo e roubar informações pessoais. Por isso, baixe apenas aplicativos e jogos de uma loja oficial, e não de sites diversos. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

0 comentários:

Postar um comentário