O título de maior rede social do mundo continua imbatível! Se em 2015, o Facebook teve a façanha de bater a marca de 1 bilhão de usuários únicos, até o mês de outubro deste ano, a criação de Mark Zuckerberger registrou a soma de 1,60 bilhão de usuários. As informações são do portal Statista, o qual é responsável por mensurar dados da internet.
O problema de ter tanto destaque é que a mídia social passa a atrair olhares de criminosos online. O próprio Facebook estipula que, por dia, o site sofre cerca de 600 mil invasões. Além disso, quase 10% das contas criadas na rede são falsas. E um dos perigos mais comuns é o compartilhamento de imagens acompanhadas de links infectados com vírus. Como reconhecê-los?
A tática usada pelos hackers é simples: um link é publicado junto a uma foto com um trecho quadriculado, o qual é usado para camuflar algo proibido. Normalmente, os temas abordados são sensacionalistas e envolvem traições, pornografia e até mesmo cenas de animais fofos e propagandas de serviços e produtos desconhecidos do mercado.
Normalmente, esta falha faz com que a pessoa, já infectada, envie uma notificação para seus amigos acompanhada de um “link suspeito”. Ao clicar nele, o usuário é encaminhado para um programa no qual a vítima precisa realizar um download. Ao fazê-lo, ela é automaticamente infectada por um vírus que passa a enviar novas notificações de mensagens para os demais contatos do Facebook. No caso de celulares, a infecção é feita apenas para quem possui sistema operacional Android.
O que fazer?
Em caso de ser "premiado" pela praga digital, desinstale o aplicativo baixado, faça uma varredura pelo antivírus e, troque a senha de seu perfil pessoal do Facebook. Três dicas para manter o Facebook livre de perigos:
1. Remova os aplicativos
Acesse sua conta do Facebook, clique em “Configurações”, “Provacidade” e verifique todos os aplicativos instalados. Se perceber algum estranho, remova-o imediatamente. Para isto, basta clicar no "x" do lado direito dos apps.
2. Remova as extensões e plugins
Outra maneira de ser infectado por vírus no Facebook é a partir de extensões e plugins no navegador. Verifique se existe alguma extensão que você não conhece e a desative imediatamente (se houver algum, ele estará na mesma área de configuração dos aplicativos).
3. Opções de segurança
Acesse “Configurações”, “Segurança” e deixe sua conta ainda mais protegida com senhas extras, notificações no celular e e-mail, para caso alguém invadir o seu perfil por meio de um dispositivo ou navegador desconhecido do seu. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.