sexta-feira, 16 de setembro de 2016

SPETSNAZ, AS FORÇAS ESPECIAIS DA RUSSIA

02/04/2014 - Graças a Hollywood, todos já ouviram falar nos Mariners, nos SEAL’s, e outras forças militares americanas. Porém, poucos ouviram falar das SPETSNAZ, as forças especiais Russas.
Uma das forças mais eficientes e preparadas do mundo, o termo “Spetsnaz” vem de uma sigla originada das palavras Spetsialnogo Naznacheniya. Em uma tradução literal, o significado seria “propósito especial”.
São unidades militares especiais, altamente treinadas e controladas pelo serviço de inteligência militar Russo, o GRU.
Este conceito de uso de forças especiais táticas e estratégicas foi originalmente proposta pelo militar russo Mikhail Svechnykov, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele previa o desenvolvimento de habilidades não convencionais, a fim de superar desvantagens que forças convencionais encontram em campo de batalha.
Em 1950, Georgy Zhukov defendeu a criação de 46 grupos militares Spetsnaz. Sendo cada grupo composto por 120 militares . Esta foi a primeira vez que se usou o termo ” Spetsnaz ” para designar um ramo militar específico.
Estes grupos foram mais tarde expandido para batalhões e brigadas. Sendo que os primeiros batalhões Spetsnaz foram criados em 1957.
A “tropa de elite” dos Spetsnaz é formada por dois grupos em destaque, e que atuam muito próximos um ao outro: o Spetsgruppa “A”(Alpha Group) e pelo Spetsgruppa “B” (Vympel). Este ultimo também é conhecido como um Diretório B da KGB.
O Alpha Group possui cerca de 700 à 1000 homens, que são usados em operações especiais como assassinatos, sabotagens, e outras operações secretas. Também são acionados em resposta à atos violentos contra espaços públicos.
Já o Vympel possui cerca de 1000 homens altamente treinados, e atuantes no contra-terrorismo e contra-sabotagem. São chamados também de unidade de operações especiais, e de reconhecimento. Voltados principalmente para ações de inteligência.
O treinamento dos Spetsnaz é conhecido por ser extremamente brutal e rígido, sendo mais pesado até que o treinamento dos Seals(força especial americana, responsável, entre outras coisas, pelo assassinato de Osama Bin Laden).
Um “Spetsnaz” é treinado em operações táticas, paraquedismo, pilotagem de diversos veículos(aéreos, aquáticos e terrestres), rapel, manejo de armas, combate corpo-a-corpo, escalada, mergulho, combate subaquático, tiro de longo alcance, formação médica, demolição, entre outros. Além de estar preparado para situações de inteligência, como reconhecimento e captura de informações e documentos.
Em 2010, após as reformas militares russos , Spetsnaz GRU foram dispensados ​​e, colocados em diferentes divisões das Forças Terrestres do Exército Russo. Em 2013 , no entanto, algumas unidades foram restituídas às divisões GRU, e colocado sob sua autoridade.
Abaixo Vídeo com Simulações táticas do FSB Spetsnaz:



0 comentários:

Postar um comentário