domingo, 17 de maio de 2020

Porque é que os Subarus tem sistema AWD?

Há duas coisas que tornam o sistema de tracção integral da Subaru excepcionalmente melhor do que os sistemas AWD concorrentes.
(1) Projeto e colocação do sistema motriz, levando à simetria e não à assimetria.
A Subaru usa um motor "boxer", que é alinhado horizontalmente para que a cambota desça pelo centro do carro, virada para a frente e para trás.
A maioria dos fabricantes de veículos utiliza um motor em linha ou configurado em V, que normalmente se encontra de lado em SUVs menores como o Toyota RAV4 ou o Ford Escape, ou os sedans como o Chevy Malibu ou o Volkswagen Jetta.
A configuração do motor Subaru tem várias vantagens.
Primeiro, a configuração "boxer" plana tem os pistões a disparar uns contra os outros, o que reduz a vibração e o binário nos apoios do motor.
Segundo, porque é plano, em vez de vertical, o centro de massa do motor fica mais próximo do chão, o que torna o veículo inteiro mais estável.
Terceiro, porque a energia rotacional vai diretamente para trás, diretamente para a transmissão, que está imediatamente atrás do motor e localizada centralmente no veículo.
Em um motor em linha, seja direito ou configurado em V, se esse motor estiver virado para os lados (que na maioria das vezes estão, para economizar espaço sob o capô), a saída do motor vem lateralmente, que deve então passar por uma engrenagem de 90 graus para sair para a transmissão, que é então descentrada. Isto faz com que se perca alguma potência para as engrenagens que fazem a curva de 90 graus, e quando a potência sai da transmissão para as rodas dianteiras, porque a transmissão não está localizada centralmente no veículo, os eixos cruzados para as rodas dianteiras que transportam a potência da transmissão para as rodas motrizes podem não ter (e muitas vezes não têm) o mesmo comprimento.
Isto leva à subviragem quando o condutor realmente carrega no acelerador.
Mesmo em sistemas competitivos de "tracção integral", esta saída de potência não é simétrica.
No lado direito, os sistemas AWD da concorrência, certamente à frente, acontece uma perda substancial de eficiência ou mais torque entregue a um lado ou ao outro pela caixa de transferência. Não é assim tão bom.
(2) O sistema do Subaru é na verdade um sistema de AWD a tempo inteiro.
A maioria dos sistemas concorrentes não são A) sistemas de tracção integral, mas sim sistemas de tracção às 4 rodas modificados, ou B) desligados após 22 1/2 milhas por hora para se tornarem sistemas de tracção às 2 rodas ou sistemas de tracção às 4 rodas.
O sistema Subaru é um sistema AWD a tempo inteiro que é acionado mecanicamente e sempre ligado, não importa o que aconteça.
Devido à forma patenteada, a maioria dos outros sistemas concorrentes tem sistemas AWD opcionais, que são controlados por computador. Eles só se ligam quando sentem, através dos sensores de velocidade, que uma roda está a deslizar . E desligam-se a 22 1/2 milhas por hora, normalmente. Tenho certeza de que provavelmente há uma explicação para esse número, mas eu não me lembro dele assim de cabeça. (Pode ser uma conversão de 40 km/h?) Então, seu CR-V ou Santa Fé diz que é AWD, mas não se estiver a descer a rodovia. Isso significa que você não tem esse tipo de tracção na neve em velocidade moderada a alta, e se você atingir um pedaço de gelo, você vai perder tracção rapidamente.
Devido à forma como o sistema do Subaru está configurado, você obtém um sistema AWD em tempo integral.
Isto também ajuda à condução mesmo quando você não está com mau tempo. Se estiver a fazer curvas, este sistema equilibra a potência das rodas em vez de sistemas controlados por computador, através do sensor das rodas, que procuram um deslizamento das rodas ou perda de potência . Isto ajuda o carro a evitar problemas de sobreviragem ou subviragem. Isso faz deles veículos fantásticos para se ter quando você tem que dirigir por muitas trilhas sinuosas e ventosas, a atravessar as montanhas ou fazer muitas curvas.

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