quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Titanic

Já ouviu falar sobre a trágica história do "NAVIO INAFUNDÁVEL" que colidiu com um iceberg?
E muitas pessoas também viram o filme de 1997 de James Cameron, baseado neste acontecimento.
Mas, na verdade, pouquíssimas pessoas viram como o real Titanic realmente era, tanto depois
de sua construção no início dos anos 1900, quanto depois que seus destroços foram descobertos em
1985. O Royal Mail Ship Titanic (RMS Titanic) foi oficialmente lançado em 31 de maio de 1911
pela White Star Line. Foi construído como uma resposta aos transatlânticos dos competidores
que estavam quebrando os recordes da White Star Line em velocidade e tamanho. O naufrágio
do RMS Titanic foi descoberto em 1985 pelo ocenógrafo americano Robert Ballard. Antes disso,
houveram várias expedições que buscavam encontrar os destroços que falharam.
A razão por trás da descoberta do Titanic foi a grande invenção do ARGO, plataforma
submarina de águas profundas que podia ser controlada remotamente.
Graças ao ARGO, uma das três hélices gigantescas do Titanic foi encontrada nos destroços
do navio. Para se ter uma ideia, as hélices laterais do Titanic tinham bizarros 23 pés de
largura (o equivalente a 7 metros), enquanto a do meio tinha 16 pés de diâmetro
(equivalente a 4,9 metros).  O leme é uma das partes essenciais do navio, usado para dirigir
esse transporte gigantesco. O leme do RMS Titanic era enorme e pesava mais de 20.000 libras
(equivalente a cerca de 91 toneladas). O Titanic tinha incríveis 883 pés de comprimento
(equivalente a 270 metros), tornando-o mais alto do que qualquer edifício que existia naquela
época, se o navio fosse colocado na posição vertical. Mover a estrutura gigantesca da terra para
a água foi um processo bastante desgastante. O processo em si durou apenas 62 segundos,
mas, para completá-lo, foram necessárias 23 toneladas de lubrificantes. Óleo de trem, sabão e
graxa foram usados ​​como lubrificantes.
O RMS Titanic deixou Belfast na Irlanda com a ajuda de rebocadores. Cinco rebocadores foram
necessários para guiar a grande embarcação para fora do cais. Isso foi feito durante um teste
no mar, que é uma das fases finais quando um navio está preste de ter sua construção finalizada.
Haviam cerca de 700 tripulantes no Titanic. Edward J. Smith, o homem de barba branca no meio
da fila da frente, era o capitão do navio. Mesmo antes da partida haviam rumores de que a
viagem inaugural do Titanic seria a sua última e única viagem antes da aposentadoria.
Segundo Lightoller (um dos oficiais do navio), o comandante Edward Smith não participou
ativamente das operações de evacuação e resgate depois do choque com o iceberg. Ele teria
passado a autoridade do lançamento dos botes para ele e outro oficial, chamado Murdoch.
Mas, depois do comandante aparentemente se recuperar de seu choque inicial, ele teria tentado
auxiliar na evacuação.
A sobrevivente Ella White disse durante as comissões de inquérito sobre o naufrágio que viu o
capitão ir até a grande escadaria pedir para os passageiros irem para os botes, enquanto o
tenente-coronel Arthur Godfrey Peuchen afirmou que "Ele estava fazendo tudo que podia para
levar as mulheres para os botes e para ver que os botes fossem lançados propriamente".

O Titanic transportava vários passageiros. Estima-se 1.317 pessoas, 66% homens e
34% mulheres, além das 107 crianças. Dentre estes incluiam-se vários recém casados, como o
Sr. e Sra. Harder desta foto, que estavam em viagem de lua de mel.

A mulher sobreviveu ao naufrágio, mas o marido morreu, infelizmente. O fotógrafo que tirou uma
foto dos dois, Bernie Palmer, vendeu os direitos de suas fotos por apenas US$10....bem, ele não
teria feito isso se soubesse o quanto suas fotos valeriam anos depois.






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