18/05/2016 - 21h26min - Nosso País se prepara para receber uma das maiores competiçoes do esporte mundial, trata-se dos Jogos Olímpicos, que acontecerão de 5 a 21 de agosto. A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país-sede para disputarem diferentes modalidades esportivas. Se você acha que os atletas com algum tipo de deficiência, sejam físicas ou sensoriais, ficam de fora dessa, está muito enganado! Para isso existem as Paralimpíadas, que ocorrerão entre os dias 7 a 18 de setembro.
E você sabe o que significa a bandeira das Olimpíadas? Ela representa essa união de povos e raças. São cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes: América, Europa, África, Ásia e Oceania, e cada um deles com um cor. O espírito olímpico de paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos. Nesta edição, o Diarinho vai te explicar como surgiu e quais são as modalidades disputadas nas Olimpíadas e Paralimpíadas.
Como surgiu?
Você deve se perguntar como e quando inventaram os Jogos Olímpicos, pois bem, eles são mais antigos do que você imagina. Por volta de 2500 a.C. (antes de Cristo), os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com a realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades e estados.
Os atletas gregos reuniam-se na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas, como atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de folha de louro. Além da religiosidade, os gregos buscavam promover a paz e a harmonia entre as cidades. Por isso, a bandeira olímpica significa a união entre povos de diferentes raças, línguas e nacionalidades.
Já os Jogos Paralímpicos, acredita-se que eles tenham surgido nos Estados Unidos e na Inglaterra, devido ao grande número de homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e perderam algum membro ou sofreram algum tipo de trauma grave. Essas competições tinham como objetivo principal reabilitar os ex-combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente. Em 1960, ocorreu a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos na cidade de Roma, na Itália. Desde então, a profissionalização dos esportes adaptados faz deles, também, um meio de inclusão social.
Modalidades
Além das modalidades mais conhecidas como futebol, handebol, basquete, vôlei, vôlei de praia, ciclismo, atletismo, canoagem, esgrima, ginástica artística e rítmica, golfe, judô, luta livre, natação e nado sincronizado, tênis e tênis de mesa, também existem outros esportes um tanto curiosos:
Badminton
Badminton
Muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca;
Hóquei sobre grama
Conduzindo a bola com o taco, o objetivo do hóquei no campo é tentar marcar o maior número de gols possíveis;
Pentatlo moderno
São cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. O vencedor é aquele que obtiver o melhor desempenho geral, somando mais pontos;
Rugby
Duas equipes com sete atletas cada avançam pelo campo na tentativa de marcar pontos, passando uma bola oval de mão em mão, sempre para trás;
Goalball (para deficientes visuais)
Duas equipes devem marcar pontos lançando a bola (para deficientes visuais) com as mãos em direção ao gol adversário e defender seu próprio gol;
Halterofilismo
O objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível.
0 comentários:
Postar um comentário