sexta-feira, 24 de junho de 2016

SAÍDA DO REINO UNIDO DA UE PODE ESTIMULAR PEDIDO DE INDEPENDÊNCIA DO SUL DO BRASIL

24.6.2016  -  Na manhã deste sexta-feira, 24, o Reino Unido confirmou uma votação histórica. Habitantes do grupo decidiram sair da União Europeia. Entre outras coisas, o Reino Unido deve deixar de utilizar o euro. Após os britânicos darem a decisão, o primeiro-ministro David Cameron afirmou que o Reino Unido "deve buscar um novo primeiro-ministro" e anunciou a renúncia do cargo. A libra chegou a ter a sua maior queda em um único dia desde o ano de 1985, uma época em que ainda existia a chamada 'Guerra Fria'. De acordo com analistas, a saída do Reino Unido deve provocar um efeito cascata separatista não só na Europa, mas também em todo o mundo. 

Essa decisão faz um movimento separatista brasileiro ganhar força. Em diversas regiões brasileiras há registros de grupos organizados que lutam pela emancipação de uma região. No entanto, no Sul brasileiro é onde existe o movimento mais forte que se tem notícia. Com o lema 'O Sul é Meu País', o movimento separatista pede a independência da região. O principal objetivo seria gerir melhor a região. O grupo argumenta que os impostos pagos no Brasil são muito altos e boa parte do que é pago acaba sendo destinado à outras regiões do país, como o Nordeste. Com a separação, o Sul poderia crescer economicamente e se tornar uma potência na América do Sul. 
No passado, o Brasil já viveu movimentos separatistas. Muitos estados, por exemplo, foram criados e desfeitos. Onde hoje é a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, por exemplo, já foi em um passado recente o 'Estado da Guanabara'. Ainda é possível ver placas de instituições antigas que ainda utilizam o nome "Guanabara" como se fosse um estado a existir. 
O grupo separatista, como indicou uma reportagem realizada no início desse mês aqui na Blasting News, já existe há pelo menos 24 anos. Desde a matéria feita aqui no portal, a página do grupo ganhou mais de dois mil novos adeptos no Facebook, indo de 111 para quase 114 mil. Novas páginas na rede social também foram criadas. O grupo está presente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e pede a independência do país tentando se ater à máxima legalidade. Com isso, realiza plebiscitos regionais e que tentar convencer que haja um regional. 

0 comentários:

Postar um comentário